Türk çayı – O chá turco!

Ele é uma das marcas registradas da cultura turca e está presente no cotidiano das pessoas assim como a nossa famosa combinação “arroz com feijão”. O chá acompanha o dia a dia dos turcos e é um elemento chave no encontro entre pessoas e a hospitalidade do povo. Abaixo, sete curiosidades sobre o chá na Turquia:

 

1 – A História

O costume do chá na Turquia já atravessa muitas décadas e começou por volta de 1920, quando a produção da bebida teve início nos primeiros anos da república, ao leste da região do mar negro. Em 1947 a primeira fábrica de chá entrou em operação em Rize e em 1965 o consumo doméstico passou a ser mais popular entre os turcos. Atualmente o país é o quinto maior produtor de chá do mundo.

2 – O amor pelo chá

O povo da Turquia ama chá de verdade. Muito democrática, a bebida é consumida por todos e ganhou uma espécie de status social no país. Servido bem quente, o chá se tornou um pretexto para reunir as pessoas para conversar. Na verdade, é até considerado deselegante tomar o chá muito rápido. O turco faz muitas pausas para o chazinho e cada um bebe em média 10 xícaras de chá durante o dia. A Turquia ocupa o quarto lugar no consumo per capita da bebida no mundo, com uma média de 2,1 kg por pessoa a cada ano.

3 – Um chá cheio de estilo

3_Um_Cha_Cheio_de_Estilo_Copo

Sem dúvidas, o povo turco tem um estilo autêntico de servir chá. A começar pelo copo, em formato de Tulipa, a flor símbolo do país, que é normalmente de vidro transparente e serve o chá acompanhado de uma colher, dois cubos de açúcar e um pires de porcelana. Como a bebida é servida muito quente, é recomendado cuidado para não queimar as mãos. Atualmente o copo de chá turco é uma das lembranças mais procuradas pelos turistas, podendo ser encontrada em versões feitas de vidro transparente com detalhes folhados a ouro ou em porcelana branca. Os valores variam entre R$ 8,00 e R$ 30,00 nos mercados e lojas do país.

4 – Tipos de chá

4_Tipos_de_Cha_Turcos_Preto_e_Maça

O tipo mais popular entre os turcos é o chá Preto, que é servido com diferentes intensidades, dependendo do gosto de cada um. Existe também o “elma çay” feito de maçã, com fatias secas da fruta. Esse sabor é mais doce e combina muito com as sobremesas turcas. Enquanto o chá preto é mais consumido pela população do país, o de maçã é muitas vezes chamado de “chá dos turistas”, já que é mais apreciado por visitantes. Os chás tradicionais turcos podem ser comprados em empórios e mercados onde são encontrados nas versões sachê, em pó ou em caixinhas.

5 – A chaleira

5_Chaleira_Çaydanlik

A “çaydanlik” é a famosa chaleira usada no preparo tradicional do chá. Com um formato exótico, ela tem dois andares, para que o chá seja preparado usando uma espécie de infusão indireta, separando as folhas do contato direto com o fogo. Existem muitos designs para a çaydanlik, alguns mais simples, outros decorados com ornamentos da cultura do país. As chaleiras são ótimas para presentear como lembrança da Turquia.

6 – O modo de preparo

6_O_Modo_de_Preparo_Servindo_o_Cha

Usando a çaydanlik, o chá turco é preparado de forma muito distinta. Na parte de cima da chaleira se coloca apenas as folhas, enquanto embaixo a água é esquentada em contato direto com o fogo. Quando a água da parte de baixo está fervendo, ela é transferida para a parte de cima, sobre as folhas, então, adiciona-se mais água na parte de baixo e se ferve por mais 10 ou 15 minutos. Essa forma diferente de preparo faz com que o chá fique bem concentrado e não amargue. Existem três jeitos tradicionais de servir o chá na Turquia:

 “çay” – Combina 1/3 de chá concentrado com 2/3 de água.
“açik” – Leva 1/4 de chá para 3/4 de água.
“demle” –  Combina 50% de chá concentrado e 50% de água.

7 – Onde tomar chá na Turquia

7_Onde_Comprar_Cha_na_Turquia_Mercados

O chá é uma das estrelas da cultura turca e está presente em todo canto, então se você for convidado para visitar uma casa turca, provavelmente eles vão te oferecer chá, se você entrar em uma loja de tapetes ou arguile, pode ser também que o vendedor te ofereça chá, se o povo perceber que você é estrangeiro, eles também poderão te oferecer a bebida e ao marcar um encontro para jogar conversa fora com um turco, o chá pode ser uma sugestão. Existem muitas cafeterias, pastelarias, restaurantes e claro as “çay houses”, especializadas no preparo da bebida, onde muitas vezes poderão ser encontradas as “semaver”, equipamento herdado dos russos, que mantém a temperatura do chá bem quente.

Então você já sabe, quando for a Turquia, inclua uma parada para o chá no seu roteiro!