Os turcos e seus costumes

Ter contato próximo com culturas totalmente diferentes é sempre uma experiência fantástica. No entanto, antes de fazer as malas e viajar para um país desconhecido é interessante pesquisar e conhecer mais sobre os costumes do lugar, para evitar gafes ou até mesmo insultar sem querer alguém que está te recebendo tão bem. Os turcos são pessoas muito hospitaleiras e assim como nós brasileiros, eles têm alguns costumes comuns em seu cotidiano que valem a pena conhecer. A gente listou 10:

1 – Antes de entrar, tire os sapatos

Costumes_Turcos_Don_Kebab_1

Se você for convidado para conhecer uma casa turca ou visitar um templo e ao chegar, se deparar com sapatos do lado de fora, fique atento. É um costume comum tirar os sapatos antes de entrar em casas na Turquia e a razão disso é simples: os turcos prezam pela limpeza em seus lares e evitam trazer sujeira da rua para dentro de casa.

2 – Eles vão adorar te receber

Costumes_Turcos_Don_Kebab_2

Os turcos são pessoas alegres e receptivas com suas visitas e eles adoram o povo brasileiro. Portanto, ao conhecer uma família turca, provavelmente você será recebido com muita comida. É comum que uma família turca passe várias horas em uma cozinha, preparando um verdadeiro banquete para receber suas visitas. Sente e aproveite porque é considerado ofensivo negar convites para refeições.

3 – Lira – A moeda turca

Costumes_Turcos_Don_Kebab_3

A Lira Turca é a moeda do país. Atualmente cada Lira vale em media aproximadamente R$ 0.89 e a aparência das notas é até similar ao nosso Real, bem colorida. Cada nota de Lira leva a figura de uma personalidade histórica da Turquia e o sistema de preços por lá também é um pouco diferente, então não se assuste ao encontrar um refrigerante sendo vendo por 1 milhão de Liras Turcas.

4 – O Dolmus

Costumes_Turcos_Don_Kebab_4

O Dolmus é uma espécie de micro ônibus usado como transporte coletivo na Turquia. É muito utilizado, tanto em cidades grandes, quanto em regiões de menor movimento e em alguns casos, opera com rota definida ou simplesmente leva seus passageiros até o ponto onde cada um precisa chegar, funcionando como uma espécie de taxi coletivo. É comum que o motorista de um Dolmus só inicie a viagem quando houver passageiros suficientes para encher o veículo. Uma dica: se você for usar esse transporte, procure os últimos acentos, assim não terá que repassar o troco da passagem para os passageiros atrás e nem falar ao motorista o destino de cada passageiro.

5 – Cuidado com os pedestres

Costumes_Turcos_Don_Kebab_5

Se você preferir alugar um carro na Turquia fique de olho nos pedestres. Mesmo nas grandes cidades é comum ver pessoas atravessando deliberadamente uma avenida, sem ligar muito para os carros que estão passando. As travessias de pedestre não funcionam muito bem na Turquia, então o melhor é ter cuidado e evitar atropelar alguém.

6 – Não de uma faca a um turco

Costumes_Turcos_Don_Kebab_6

O turco é muito supersticioso e um dos costumes mais curiosos se refere a um simples ato de entregar uma faca a alguém. Muita gente na Turquia acredita que ao pegar uma faca diretamente da mão de uma pessoa, aumenta-se a probabilidade de ter uma discussão com quem te deu o objeto. O correto é que ao entregar a faca, você a apoie sobre uma mesa, para que o outro então possa pegar. Se acidentalmente um turco pega uma faca da mão de alguém, para anular o efeito negativo, é necessário cuspir no objeto, evitando assim uma briga eminente.

7 – Cumprimentos

Costumes_Turcos_Don_Kebab_7

É um costume comum entre os homens se cumprimentar com beijos no rosto e até mesmo andarem de braços dados. Os turcos demonstram de forma mais espontânea o afeto entre amigos. No entanto, é mais difícil que homens cumprimentem mulheres desconhecidas beijando-as no rosto. É normal também que pessoas mais velhas recebam beijos nas mãos de membros mais novos em uma família.

8 – Figas, nem pensar!

Costumes_Turcos_Don_Kebab_8

Sabe aquele sinal de figas com as mãos? Cuidado ao usar isso na Turquia, pois é considerado de muito mal gosto e bastante ofensivo, podendo ser comparado até ao ato de mostrar o dedo do meio para alguém. Você não vai querer ofender ninguém, então o melhor é respeitar o costume.

9 – Um minuto de silêncio

 

Costumes_Turcos_Don_Kebab_9

Se você estiver nas ruas da Turquia no dia 10 de novembro, as 09h05 da manhã, vai perceber de repente um silêncio absoluto. Todos param as suas atividades, no comércio, nas casas e até mesmo no transito por um minuto. Isso acontece em respeito a Mustafa Kemal Ataturk, o fundador da república turca. A data é lembrada em vários monumentos do país e alguns relógios de museus foram desligados nessa hora em homenagem ao revolucionário.

10 – Boa sorte – Iyi Sanslar

Costumes_Turcos_Don_Kebab_10

O Nazar Boncuk, também conhecido como olho turco é talvez o símbolo mais conhecido da Turquia. Ele combina muito com os cidadãos do país, já que carrega a superstição de espantar o azar ou o mau-olhado. É costume comum dar a uma criança recém-nascida um olho turco e o povo pendura o amuleto em todo canto: na fachada das casas, dos escritórios e das lojas. Então, carregue também um com você e boa sorte!