OPÇÕES DE ROTEIRO PARA UM FIM DE SEMANA EM CURITIBA

Curitiba tem atrações para todos os gostos e estilos, cheia de áreas verdes, restaurantes, bares, museus, feiras livres e com um sistema de transporte modelo que se tornou referência mundial, a cidade é uma das capitais brasileiras com melhor custo benefício para se conhecer. Que tal separar um fim de semana nesse ano e vir pra cá? Entre muitas atrações, separamos cinco que farão você programar sua próxima viagem:

 

1 – Muitos parques!

Curitiba_Parque_Barigui_Lago_Curitiba_Turismo_Don_Kebab

A capital paranaense é conhecida por sua grande quantidade de áreas verdes e aqui você encontrará muitos parques públicos para passear, se exercitar ou levar o seu pet. O Parque Barigui é um dos maiores e atrai muita gente, principalmente nos fins de semana. Uma caminhada ao redor do lago é uma boa pedida. Por lá você também encontrará uma estrela, grande conhecida da capital, as capivaras, heheh. Além do Barigui, o Jardim Botânico é outro cartão postal que não pode faltar no seu roteiro. Com uma estufa inspirada em um palácio de cristal que existia em Londres no século XIX, o parque tem lindos jardins geométricos e um espaço dedicado ao artista e ambientalista Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas. A lista de parques é enorme e se ainda sobrar um tempinho no seu fim de semana, pode incluir no roteiro o Bosque Alemão, O Parque Tanguá, A Ópera de Arame e Parque das Pedreiras ou outros dentre os 26 listados no site da prefeitura:

http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudos/parques-e-bosques/3/1

Endereços:
Parque Barigui: Av. Cândido Hartmann, s/n – Santo Inácio, Curitiba – PR, 81020-430
Jardim Botânico: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80210-390

 

2 – Museus

MON_Museu_Oscar_Niemeyer_Curitiba_Turismo_Don_Kebab

A cidade ainda conta com muitos museus. Um dos mais visitados e que já é um símbolo da capital é o Museu Oscar Niemeyer ou simplesmente MON. Projetado pelo famoso arquiteto brasileiro e inaugurado em 2002, o museu já realizou 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. A arquitetura do espaço é uma atração a parte, o salão principal chamado de olho e inspirado na forma de uma árvore araucária se tornou um ícone da cidade para o Brasil todo. Com um publico médio anual de 300.000 visitantes, o museu chegou a marca de 2 milhões de visitações em 2013. Além do MON, quem vier pra cá ainda pode conferir outros museus como o Alfredo Andersen, o Museu Egípcio e Rosa Cruz, Guido Viaro e o Museu do Automóvel (no Parque Barigui).

Confira a agenda do MON e se programe: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/home

Endereço:
Museu Oscar Niemeyer – R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80530-230

 

3 – Gastronomia

Kebab_Don_Kebab_Curitiba

A cidade também é um prato cheio pra quem procura opções gastronômicas, desde feiras livres como a da Praça da Espanha, Praça da Ucrânia e Largo da Ordem até rotas tradicionais como a de Santa Felicidade, ou os points noturnos do bairro Batel, Curitiba oferece uma gama enorme de opções que variam desde comidinhas de boteco, restaurantes tradicionais, alta gastronomia e festivais gastronômicos. A cidade oferece ao visitante exemplos de culinárias do mundo todo, desde italiana, alemã, ucraniana, japonesa e até mesmo turca. Tem opções pra todo gosto! 

 

4 – Batel Soho

Inspirado por cidades como Londres e New York, O Batel Soho é uma iniciativa de empresários de vários setores que criaram o conceito em 2007. A região está situada no entorno da Praça da Espanha e abrange parte dos bairros Batel, Bigorrilho e Centro. Por ali você vai encontrar um circuito de bares, lojas e restaurantes. Uma caminhada noturna pela Rua Vicente Machado não pode ficar de fora do seu roteiro, o ponto já é conhecido da noite curitibana, com seus bares que reúnem em um ambiente democrático, pessoas que procuram um bom lugar pra comer, tomar um chopp e jogar conversa a fora. Vale a pena também dar uma olhada na agenda de eventos da Praça da Espanha que conta com feiras gastronômicas, exposições de carros antigos e shows:

http://www.batelsoho.com.br/eventos/

Endereço:
Praça da Espanha – R. Cel. Dulcídio, s/n – Bigorrilho, Curitiba – PR, 80420-170

 

5 – Cultura

Painel_Poty_Lazzarotto_Caixa_D'agua_Alto_da_Rua_XV_Curitiba_Turismo_Don_Kebab

Desde grandes teatros como o Guairão, até pequenos e históricos espaços como o Teatro Paiol, Curitiba tem muitas atrações culturais, algumas delas muito conhecidas do calendário anual da cidade, como o Festival de Teatro, que ocorre uma vez por ano e reúne um publico de mais de 1 milhão de pessoas, destacando a cidade, fora do eixo Rio-São Paulo. Outro evento que se tornou conhecido, não só na capital mas no Brasil todo, é o espetáculo de Natal do Palácio Avenida, que reúne anualmente um publico emocionado na Rua das Flores. Aliás, nessa rua muitos artistas de se reúnem, principalmente aos sábados de manhã, transformando o calçadão em um palco ao ar livre. Se sobrar um tempinho, não perca a chance de conhecer a Pedreira Paulo Leminski, o lugar que leva o nome do poeta paranaense faz parte do Parque das Pedreiras e já é um clássico da cidade. Aqui já se apresentaram artistas como Paul Mccartney, AC DC, David Bowie, Iron Maiden, Kiss, Ramones, Black Sabbath, Guns n`Roses, Pearl Jam, Kate Perry, Black Eyed Peas e muitos outros! Fazer um passeio pelo centro histórico também é uma atração a parte, além de te levar em uma viagem pela história de Curitiba, você ainda pode encontrar pelo caminho painéis do artista Poty Lazzarotto, e seu estilo icônico e inconfundível que retrata o cotidiano paranaense. Inclua também no seu roteiro a feira de domingo do Largo da Ordem e uma passada pela rua São Francisco.

Fique de olho no site da Fundação Cultural para mais informações sobre a agenda da cidade:
http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/

Endereço:
Pedreira Paulo Lemiski – Parque das Pedreiras, R. João Gava, 970 – Abranches, Curitiba – State of Paraná, 82130-010
Feira do Largo da Ordem (todos os domingos, das 09h às 14h  – Cavalo Babão – R. Kellers, s/n – São Francisco, Curitiba – PR, 80410-100

Calçadão_Rua_XV_de_Novembro_Boca_Maldita_Curitiba_Turismo_Don_Kebab